Canyon disponibilizando seu novo EP na internet

A CANYON aparece como a nova face do rock progressivo. A banda acaba de lançar seu mais novo EP, que conta com 4 faixas que podem ser ouvidas online, disponíveis para áudio no Soundcloud.

A banda foi formada em 2009 por Leonel Vieira(baixo, flauta e voz), Ramon Silva(bateria, voz) e Jobson Machado(Voz, guitarra e teclado).Quando se juntaram para criar o grupo a proposta inicial era tocar Heavy Metal no linha da NWOBHM, mas logo decidiram enveredar pelo caminho do Hard Rock setentista e do Progressivo influenciados por bandas consagradas e outras obscuras dos anos 70 como Rush, Yes, Andromeda, Thin Lizzy, Mountain, Iceberg, Goblin, Osanna, Semiramis, Dust, Genesis, Greenslade, Captain Beyond, Grobschnitt, Eloy, O Terço, Nektar, Anyone's Daughter, Styx e uma infinidade de outras bandas. 

Tendo desde o princípio composto material próprio executando-os ao vivo ao lado de covers de alguns dos grupos citados, vem aos poucos conseguindo seu espaço, apreciado por alguns poucos interessados no som clássico das bandas mais antigas. Sua primeira apresentação pública deu-se em 30 de Dezenbro de 2011 em um ensaio aberto no Bar Tapuias. Antes disso em 2009 gravaram as bases em um ensaio e depois acrescentam solos, voz e teclados no material fazendo surgir assim seu primeiro material lançado somente em 2012 intitulado Elegy For The King com 3 músicas (Vae Solis, Elegy For The King e Questions No Answers), gravado com poucos recursos, mas em concordância à ideologia da banda, que tem como proposta em primeiro lugar registrar e divulgar seu som por conta própria, estudando e se esforçando a produzir sua obra com a mínima interferência de fatores externos a banda, procurando sempre apresentar o seu melhor possível naquele momento, soando genuíno e até cru, o que pode soar até discrepante em um estilo muito reconhecido por sua grandiosidade como o Prog Rock, mas sendo fiel a outra influência no trabalho do grupo que foi a produção autoral de bandas muito desconhecidas da primeira metade dos anos 70, oriundas de países com pouca tradição em se tratando de Rock como Shark Move(Indonésia) e de grupos como Mythos, que apesar da produção pobre apresentavam composições de qualidade e ganharam credibilidade por sua música apenas, sem maquiagens de estúdio ou marketing. Apenas a música, seus autores e o ouvinte.

Continuando com a mesma proposta lançam em 27 de Março de 2014 sua segunda obra auto intitulada, contendo 4 músicas (Fight Them, Nightbird, Sleeping Lady e a regravação de Questions No Answers),a gravação aconteceu entre Agosto de 2013 e Feveveiro de 2014, mais uma vez contando com a produção da própria banda. Cientes de suas limitações e firmes em suas convicções o Canyon pouco a pouco vem se fazendo ouvir. E mesmo que não seja ouvido continuará trilhando seu caminho com a mesma dedicação e empenho enquanto houver a inquietação em suas mentes em criar música e expressar sua visão do mundo.