COLECIONADORES | A COLEÇÃO DE MARCUS JEAN

Daremos espaço para os colecionadores, mostrarem um pouco do que possuem e contarem um pouco de sua história.

Amante do vinil e do Heavy Metal. Esse é o Maranhense Marcus Jean(Headbanger man), entrevistado nessa edição de estréia do  Colecionadores. colabora com o Underground-MA com resenhas de Shows, CDs e DVDs. Marcus nos mostrou parte de sua coleção, e que apesar de estarmos numa época em que a música se transformou em arquivo de computador, ainda existem pessoas que dão valor e sempre estão adquirindo material original para sua coleção.

Pra inicio de conversa, eu queria que você se apresentasse aos leitores do Underground-MA
Me chamo Marcus Jean, ou pelo pseudônimo Marcus Headbanger Man, moro em Imperatriz - MA, tenho 33 anos de idade, casado, uma filha, tenho uma empresa de venda de materias para construção civíl na região Tocantina.
Conte-nos como você entrou para o mundo do Rock, como foi seu primeiro contato?
Meu pai e Tios, sempre escutaram Rock N Roll, eu cresci em meio a LPs de Alice Cooper, Purple, Rainbow, Sabbath, Zeppelin, Uriah Heep, Beatles, Elvis isso ainda nos anos 80,...mas quando criança, não me interessava muito por musica, queria mesmo era sair pra arrumar confusão e brigas na rua kkk. Lá por 1990, aos 12 anos de idade, fui apresentado a algumas bandas nacionais (Uns e Outros, Engenheiros, Titãs,...) e me interessei, mas essas bandas, apesar de todas ótimas, não eram ainda o que eu procurava, então naquele velho processo de ir a loja de discos pegar uma gravação que havia mandado fazer, pedi ao  cara da loja Antena 1, que gravasse em fita cassete pra mim o Dehumanizer - Black Sabbath e No More Tears - Ozzy. Pronto, foi o que bastou, ouvir as guitarras de Iommy e Zakk Wylde, e os vocais de Dio e do velho Madman, nesse ponto exatamente minha vida mudou pra sempre. Isso foi em 1992.
De quais bandas você possui mais material?
Sou bastante eclético dentro e fora do Rock N Roll, no Rock em geral curto do ROCK N´ROLL ao BLACK METAL, contanto que o som seja honesto, feito com amor, respeito aos fãs e não se baseie por modas. Então possuo discografias completas originais - CD e LP - de várias bandas: Black Sabbath, Queen, Rush, Manowar, Slayer, Grave Digger, Running Wild, Europe, Deep Purple, Grim Reaper, Omen, Asia, Journey, Possessed, Metallica, Hellhammer, Sepultura, Sarcófago, Morbid Angel, Deicide, Celtic Frost, Obituary, Dominus Praelli, Hellish War, Comando Nuclear, Farscape, Violator e mais algumas outras bandas possuo a discografia completa original.
Além de CDs, vinis e DVDs, existe algum outro item que você coleciona?
Filmes, tenho uma grande coleção original em VHS, DVD e Blue-Ray, como todos os filmes do Quentin Tarantino, Rocky Balboa, The Godfather, The Godfellas, tenho também coleções em revistas, sou assinante initerrupto da Roadie Crew desde 1999, alguns fanzines, camisetas, VHS,...ainda coleciono e os conservo bem guardados até hoje.

Você lembra qual foi o primeiro álbum que você comprou, e porque?
No More Tears - Ozzy, em fita cassete original, em 1992, esse álbum mudou minha vida.
Qual item você considera o mais raro em sua coleção?
LPs Importados picture-disc de Running Wild - Masquerade, Pink Floyd - Animals, Box Bruce Springsteen c/ 6 LPs, varios CDs também me custaram bem caro, me recordo de um do Deicide Scars Of Crucifix CD+DVD Americano, Savatage - Gutter Ballet CD+DVD, e o Sanctuary - Into The Mirror Black, na época que os comprei foi meio difícil de achar e custaram bem caro todos eles. Recentemente paguei uma nota também no Ghost - Opus Eponymous em CD.

Quantos álbuns em média você compra por mês?
Em média por volta de uns 5 a 6 álbuns por mês, entre LPs e CDs. Queria poder comprar mais, mas a vida de casado, com filha, casa, alimentação, escola, e dezenas de despesas extras em geral não me deixam comprar mais discos. kk

Lembra qual foi o maior número de álbuns que você comprou de uma única vez?
Já cheguei a comprar 25 CDs na mão de um único vendedor no Mercado Livre, de uma vez só. A discografia do Europe veio nessa compra. E comprei também 30 CDs usados, mas bem conservados, na mão de um amigo que estava apertado de grana. kkk

Todo colecionador tem seus itens preferidos. Qual item você tem mais ciúmes, aquele CD que você tem um carinho especial e não venderia de jeito nenhum?
Não vendo nenhum CD, DVD, LP, revistas,...não vendo nada meu. E Deus me abençoe pra que com o meu trabalho eu consiga o que preciso pra minha familia e não precise nunca vendê-los. Tenho o BOX Alemão com a trilogia do Grave Digger, TUNES OF WAR, KNIGHT OF THE CROSS E EXCALIBUR. Sou apaixonado demais por esses álbuns, foi bem difícil pra achar e muito caro também na época. Na verdade, sem fazer analogia, mas cada álbum é como um filho pra mim, e cada um tem sua história, de como comecei a gostar da banda, onde eu o comprei, muitos foram em viajens que fiz, então cada um tem uma história diferente e bem particular na minha coleção.
Entre todos os itens da sua coleção, qual foi aquele que deu mais trabalho para conseguir?
Esse Box do Grave Digger, Sanctuary, Riot - Thundersteel, Running Wild picture-disc, foram meio foda pra achar na época que os comprei, mas estão aqui até hoje, e se DEus quiser não saem mais. kkk

Existe algum álbum que você procura, procura, e mesmo assim ainda falta em sua coleção, certo? Que disco é este?
DARE - Out of the Silence de 1988, Mark Free - Long Away Of Love de 1990, Cirith Ungol - King Of The Dead de 84, Cloven Hoof - Daminator de 88, Manowar - Kings Of Metal LP picture disc,...porra ainda tem uma porrada que quero muito e quando adquirir esses vou querer mais outros.

Certamente, no meio de todo este acervo devem existir alguns CDs que você olha e pensa "nossa, porque eu comprei este álbum".
Tem uns bem estranhos do Guns N Roses, Metallica - ST. Anger, que são foda. kkk

Então, vamos lá: qual é o item mais estranho da sua coleção, e também que álbuns as pessoas ficariam surpresas em saber que você possui?
Tenho Almir Sater, Abba, Tião Carreiro e Pardinho, Cristian e Ralf, BEE GEES, Michael Jackson, Roxete, Michael Bolton todos materias originais, tem uns bem alheios ao mundo do Rock mas que curto também. Tudo depende muito do momento que se está passando.

Você possui algum lugar específico para guardar a sua coleção? E, além disso, tem alguma dica de conservação para passar pra gente?
Eu encomendei um rack numa movelaria, especificamente pra guardar meus materiais. CDs e DVDs ficam em seus espositores e LPs em pé num compartimento. Todos num rack só.

Você consegue fazer um top#5 dos itens da sua coleção que você mais curte?
Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath
Rush - Powerwindows
Slayer - Show No Mercy
Riot - Thudersteel
Morbid Angel - Altars Of Madness

Pra você, quais são os dez melhores álbuns de todos os tempos?
Vou escolher 15, tentarei ser eclético e justo possível, tem muitos ábuns dignos de estarem nessa lista.
 Beatles - Abbey Road ou Let It Be (não consigo escolher um melhor)
Black Sabbath - Sabbath Bloody Sabbath
Rush - Hold Your Fire ou Powerwindows (não consigo escolher um melhor)
Meat Loaf - Bat Out Of Hell
Judas Priest - Defenders Of The Faith
Slayer - Show No Mercy
Metallica - Ride The Lightning
Iron Angel - Hellish Crossfire
Celtic Frost - To Mega Therion
Deicide - Legion
Benediction - Subcouncius Terror
Riot - Thudersteel
Running Wild - Port Royal
Boston - Don't Look Back
Grave Digger - The Reaper

Se você tivesse que indicar algumas bandas, e alguns discos, para uma pessoa que nunca teve contato com o rock, o que indicaria?
O básico do básico: Iron, Guns, Metallica, ACDC são as mais acessíveis.

Que bandas você tem escutado ultimamente, que tem chamado a sua atenção e você recomendaria aos leitores do Underground-MA?
Necro Christos - Doom Of Occult, Morningstar - Heretic Metal, Spartan Warrios - Steel N Chains, Petra - Soulders Under Command, Manilla Road - Playground Of The Damned, Pentagram - The Last Rites, Saxon - Call To Arms, Ghost - Opus Eponymous.

Muito obrigado pelo papo. Que tudo dê certo na sua vida. Fica o espaço para suas considerações finais.
O mais importante e só me propus a participar, primeiro pelo convite ter sido feito pelo Underground-MA, mas principalmente para incentivar na turma mais nova, a nova geração de bangers, à desenvolver o hábito da aquisição de materias CDs, LPs ou DVDs ORIGINAIS!!! Hoje com todas as facilidades e comodidades que a internet trouxe, muitos se acomodam com seus MP3 e HDs lotados de musica, mas pelo menos pra mim, repito, pra mim, quem tem um HD de 1 tera lotado de Heavy Metal é o mesmo que não ter nada.
Outra coisa, valorizem as bandas e a cena underground, isso é primordial, pois temos verdadeiras obras-primas do Rock N Roll/Heavy Metal em geral que foram gravados por bandas que lançaram apenas uma demo, um LP, e foram engolidos pelo mercenário mercado da música. Lembrem-se também, apesar de ótimas, bandas como Guns N Roses, ACDC, Metallica, Iron, Whitesnake não precisam "mais" de grande apoio de público, pois já conquistaram suas gigantescas legiões de fãs, são bandas multi-trilhardárias, então após já ter escutado bastante essas bandas mainstreams, virem suas atenções pra ótimas bandas que temos na cena underground nacional e mundial, pois é essa cena, a underground, a que nunca morre, e nunca vai morrer, e que faz o mundo do Heavy Metal viver!!!!!!