Tanatron - Primitive Behaviour


É do Maranhão, mais precisamente da capital São Luis, que vem o grupo Tanatron. O quarteto formado por Nyelson Weber (vocal e baixo), Nynrod Weber (guitarra), Ricardo Lauand (guitarra) e Weslem Lima (bateria) pratica um thrash/death bem cru e técnico, de uma forma bem oitentista (‘old school’), que poderá remeter qualquer ouvinte a bandas como o Sepultura (fase “Morbid Visions”) e até aos primórdios de grupos estrangeiros, como o Death, Morbid Angel e Slayer.
Como dito anteriormente, a “crueza” do som do Tanatron está clara ao longo de toda esta demo, pelos quase quinze minutos divididos em quatro músicas. Mas esta sonoridade oitentista não é resultado apenas da técnica e execução por parte do Tanatron, mas também da gravação e produção desta demo intitulada “Primitive Behaviour”, primeiro registro do grupo. O material apresentado aqui não possui nenhuma apresentação magnífica por parte da produção, mas também, nenhum trabalho de nível ruim. Está tudo dentro da média, e isto, já é suficiente para a boa apreciação das músicas em que se destaca a “cozinha” precisa e o vocal super-urrado, que dá muita agressividade às composições.

O que abre este trabalho – a música “Aerial Revenge” – possui uma característica bem oitentista. A particularidade desta faixa é a presença de passagens bem brutais e algumas outras mais ‘heavy’, nos riffs dos gutarristas. A segunda (e por sinal, a melhor da demo) chama-se “Spilling Blood”, e é evidenciada pelos fortes riffs e por ser muito mais death metal do que propriamente thrash. Não há sequer um momento em que a pancadaria não role nesta música! “The Power to Judge”, a faixa seguinte, assim como a última, “To Eat His Flesh” são músicas bem mais próximas do thrash, afinal, não se ouvem riffs muito pesados. Até o andamento destas duas músicas perde um pouco da velocidade se compararmos com as duas primeiras faixas de “Primitive Behaviour”.

Em um balanço final, o trabalho do Tanatron está muito bom, porém, acredito que se a banda investir mais em sua faceta death, o rendimento musical do grupo deve ser ainda maior. Não tenho dúvidas em dizer que mesmo sendo uma banda formada em 1996 e que possui apenas esta demo, um CD completo já deve ser um próximo passo na carreira deste quarteto.

Site oficial: www.myspace.com/tanatron
Resenha: Paulo Finatto Jr. | www.whiplash.net

Line-up:
Nyelson Weber (vocal e baixo);
Nynrod Weber (guitarra);
Ricardo Lauand (guitarra);
Weslem Lima (bateria).

Track-list:
01. “Aerial Revenge”
02. “Spilling Blood”
03. “The Power od Judge”
04. “To Eat his Flesh”